Gumercindo Gatti – Rua

Bairro:

Chacara Santa Lucia “Jardim Itaipava”

Data:

05/05/2020

Valor:

Documento: 6.592 lei

Dados Técnicos:

Nome Atual:
Gumercindo Gatti – Rua
Nome Antigo:
Rua 17
Bairro
Chacara Santa Lucia “Jardim Itaipava”
Documento
6.592 lei
Data: 05/05/2020
Iniciativa: Mário Sérgio Pazianoto – Sargento Sérgio

Homenageado(a):

Nome:
Gumercindo Gatti
Data de Nascimento: 24/08/1928
Local de Nascimento: Barra Bonita-SP
Data de Falecimento: 04/03/2009
Profissão: Ceramista

Histórico:

O Sr. Gumercindo Gatti, nasceu em 24 de agosto de 1928, na cidade de Barra Bonita-SP, filho de Pedro Gatti e Hermínia Bedendo, tendo 7 irmãos.

Mudou-se para Ourinhos aos 15 anos de idade em companhia dos pais e irmãos, vindo trabalhar no ramo ceramista, como prensista, exatamente na cerâmica do Sr. João Albino Zaia, tendo em seguida trabalhado em outras cerâmicas. Casou-se em 1954, aos 25 anos de idade, com a Sra. Maria de Lourdes Costa Gatti, com a qual teve quatro filhos: Leonice, Amauri, Amarildo e Leodineia.

Em janeiro do ano de 1974, adquiriu sua própria cerâmica, denominada Nossa Senhora de Lourdes, que se localizava na Água do Jacu, em Ourinhos.

Residiu em único endereço em Ourinhos por mais de 50 anos, na Rua Pe. Rui Cândido da Silva, n° 1217, antiga Rua Paranapanema, localizada na Vila Musa.

Dedicou sua vida ao trabalho e à família. Ajudou construir Ourinhos em tempos difíceis, onde o trabalho era pesado, desprovido da mecanização e facilidades dos dias atuais, sendo que a argila era retirada manualmente e carregada na pá, em carroças de pequenos caminhões e levadas em estradas de terra, até a cerâmica, onde parte da produção era embarcada nos braços, nos trens da RFFSA, com destino à Londrina e Maringá, que absorvia grande parte da produção Ourinhense de telhas e tijolos.

Com a esposa, filhos, pai, mãe e irmãos, vivenciou as etapas de desenvolvimento de Ourinhos, sendo parceiro e incentivador das boas amizades e bons exemplos. Um homem inteligente, que cursou apenas até a segunda série do ensino primário, fazia com facilidade cálculos de cabeça, muito trabalhador e que cultivou o espírito familiar.

Gumercindo Gatti, faleceu aos 79 anos, dia 04 de março de 2009, deixando um legado de enfrentamento de desafios e de companheirismo. Um ser humano como poucos, digno, verdadeiro, justo e com muita crença em Deus.

Galeria de Fotos: