Introdução
Nossas Ruas - Nossa História
Uma cidade é um organismo vivo que cresce em diversas direções. O que a move são as condições oferecidas aos que a escolhem para morar, trabalhar ou visitar.
Independente do tamanho, uma cidade é cortada por ruas, avenidas, travessas, vielas, praças e todo tipo de caminho por onde se chega de um lado a outro. Saber onde se está e para onde se pretende ir é essencial. Muitas vezes, números e letras identificam os caminhos e o destino. Desde sempre as ruas recebiam denominações como a Rua do Porto, a Praça Central ou a Rua Direita conforme a localização ou a função. Com o tempo foi se tornando necessária a nomeação das ruas.
Não é só uma fonte de informação sobre a história da cidade, mas também de quem participou de sua formação.
Este guia, livro ou manual, seja o que for, tem por objetivo listar o nome das ruas de Ourinhos com uma breve explicação de quem foi o ‘homenageado’ ou o porquê do nome escolhido. O desafio encontrado é a falta da documentação ao longo dos anos: apenas uma pequena parte desse trabalho foi realizado. Para complementar a pesquisa inicial, entre outros, foram consultados os livros “Ourinhos, Memórias de uma Cidade Paulista”, de Jefferson Del Rios e “Minha vIda, Meus Amigos, Minha Cidade”, de Eitor Martins.
O formato digital desta publicação é particularmente apropriado por ser dinâmico e atualizável.
À disposição de quem a consulta estará sempre a versão mais atualizada seja para se ‘localizar espacialmente’ ou mesmo pelas muitas curiosidades que os nomes das ruas podem provocar.
Conhecer bem a cidade é conhecer a sua história.
Ricardo Gomes

Idealizadores do Projeto
RICARDO FERREIRA MARTINS GOMES
Jornalista com 36 anos de experiência trabalhou nas principais empresas de Comunicação do País. Iniciou sua carreira na Editora Abril como repórter dos Guias Quatro Rodas. Foi Editor da revista Gourmet Internacional na Gazeta Mercantil e editor de texto nas emissoras TV Cultura, Record e Gazeta. De volta à Editora Abril atuou como colunista de Restaurantes na Veja São Paulo. Em seguida, foi Assessor de Comunicação da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.
GUSTAVO FERREIRA MARTINS GOMES
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Mackenzie em 1988, foi professor universitário do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, nos cursos de Artes Visuais e de Arquitetura e Urbanismo, mestre em Comunicações pela Universidade de Marília, em 2005. Foi Coordenador de Urbanismo da Prefeitura de Ourinhos por 12 anos e Diretor de Trânsito da Prefeitura de Diadema. Escritor do livro de crônicas “Quase” (2009).