Fernão Dias Paes Leme – Rua
Bairro:
Jardim dos Bandeirantes
Data:
Valor:
Documento: Loteamento
Mapa de Localização:
Dados Técnicos:
Nome Atual: | Fernão Dias Paes Leme – Rua |
Bairro | Jardim dos Bandeirantes |
Documento | Loteamento |
Iniciativa: | O Loteador aprovou o Loteamento com os nomes das ruas |
Homenageado(a):
Nome: | Fernão Dias Paes Leme (Fernam Diaz Paes) |
Histórico:
Fernão Dias Pais Leme (São Paulo, c. 1608 – sertão do Espírito Santo, provavelmente Quinta do Sumidouro, em 1681) foi um bandeirante paulista. Ficou conhecido como "O Caçador de Esmeraldas". É o bandeirante mais famoso, juntamente a Antônio Raposo Tavares.
Fernão Dias Pais Leme nasceu em 1608, nas proximidades da vila de São Paulo dos Campos de Piratininga, filho de uma família de boa situação da Capitania de São Vicente. Ele era filho de Pedro Dias Pais Leme, por sua vez de Fernão Dias Pais Leme e de Lucrécia Leme, com Maria Leite da Silva, filha de Pascoal Leite Furtado, dos Açores, de nobre família, e Isabel do Prado.
São Paulo nessa época era um pequeno vilarejo muito pobre que tinha em torno de 2 mil habitantes.
Nos documentos da época, seu nome é grafado Fernam Diaz Paes, que em sua grafia contemporânea seria Fernão Dias Pais. O acréscimo do sobrenome Leme é atribuído ao seu sobrinho-neto Pedro Taques de Almeida Pais Leme, por conta de interesses nobiliárquicos e genealógicos.
Contudo, Luís Gonzaga da Silva Leme, em sua Genealogia Paulistana, afirma que Fernão Dias efetivamente descendia da família Leme, apesar de não ter utilizado o seu nome. Esse ramo de sua família descenderia de um Maerten Lems, flamengo do Condado de Flandres, que, cansado das lutas contra a Espanha, se mudou para Lisboa, constituindo família em Portugal[5].[3] Um ou mais filhos de Marten, já nascidos em Portugal, migraram para a Ilha da Madeira e de lá para o Brasil, para a Capitania de São Vicente.
Portanto o hábito do alongamento do nome provém certamente do fato de que seus descendentes adotaram os nomes de Pais Leme para a sua família. Com a fundação da Vila de São Paulo de Piratininga, subiram a Serra do Mar e se transformaram numa das mais importantes famílias paulistanas. Desse tronco descende Fernão Dias e outros Lemes, principalmente no interior de São Paulo, Paraná e no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Fernão Dias Pais, eis como sempre assinou, quer nos inventários de seu Pai e de sua mãe, nas atas da Câmara Municipal de São Paulo e no registro geral de sua república. Assim também nos autos de questões judiciais em que se envolveu.