Ary Pocay – Distrito Industrial e Comercial

Bairro:

Faz. Santa Maria (Ville de France)

Data:

02/10/2020

Valor:

Documento: 6.615 Lei

Dados Técnicos:

Nome Atual:
Ary Pocay – Distrito Industrial e Comercial
Bairro
Faz. Santa Maria (Ville de France)
Documento
6.615 Lei
Data: 02/10/2020
Iniciativa: Abel Diniz Fiel; Alexandre Florencio Dias; Anísio Aparecido Felicetti; Aparecido Luiz; Caio César de Almeida Lima; Carlos Alberto da Costa Prado; Éder Júlio Mota; Mario Sérgio Pazianoto; Raquel Borges Spada; Santiago de Lucas Ângelo.

Homenageado(a):

Nome:
Ary Pocay
Data de Nascimento: 09/08/1935
Local de Nascimento: Salto Grande-SP
Data de Falecimento: 09/09/2014
Profissão: Empresário

Histórico:

Ary Pocay nasceu em 09 de agosto de 1935, em Salto Grande-SP. Filho de João Pocay e Escolástica de Almeida Prado Pocay, casado com a Sra. Leonor Carvalho Pocay. Teve dois filhos: Elisabete Silvia Pocay da Silva, casada com o Ex-Prefeito e Ex-Deputado Claury Santos Alves da Silva e João Silvio Pocay. São netos: Leandro, Lucas, Daniel, Gabriela, Bárbara e João Luiz e bisnetos: Vicente, Olívia e Domi.

Foi fundador e Diretor-Presidente do Grupo Tecnal, constituído pelas empresas Tecnal, TNL e TSG. Ary Pocay iniciou aos 13 anos sua vida profissional, conciliando o trabalho e os estudos, para auxiliar no sustento da família, sempre em busca de um futuro melhor. Aos 16 anos de idade começou a trabalhar como aprendiz de mecânico na Servix Engenharia, em Salto Grande, onde participou da construção da Usina Hidrelétrica de Salto Grande. Foi em 1953, com seu primeiro registro em carteira, que Ary abdicou os estudos regulamentares na 8ª série para dedicar-se à profissão. Objetivava com o aperfeiçoamento profissional obter recursos para retornar aos estudos mais tarde. Porém, não se conteve e passou a buscar aprimoramento por conta própria, por meio de cursos por correspondência e livros técnicos, recebendo diversas promoções. Após 15 anos de serviços prestados à Servix, Ary Pocay assumiu mais um grande desafio de sua vida: desligou-se da empresa, abriu mão de indenizações e, em 1966, assumiu como sócio da empresa Imcal, implantando um novo segmento industrial na empresa, o de extração de óleos vegetais. Como visão de um futuro promissor, passou a projetar e fabricar máquinas e equipamentos para as indústrias de óleos vegetais, com tecnologia própria e adequada ao mercado brasileiro.

Com seu grande conhecimento, Ary Pocay desenvolveu uma tecnologia totalmente nacional de extração contínua de óleos vegetais, moderna, eficiente e dentro dos padrões aquisitivos da indústria nacional.

Ansioso por novos desafios desligou-se da Imcal e fundou a Tecnal, em 13 de maio de 1976. Sempre arrojado, em 12 de outubro deste mesmo ano, fundou a TNL Indústria Mecânica Ltda., que tinha a finalidade de fabricar os equipamentos projetados pela Tecnal.

Cinco anos mais tarde, em 1981, nascia a TSG Indústria Mecânica Ltda., na vizinha cidade de Salto Grande. Hoje as empresas oferecem mais de 700 empregos diretos e centenas de empregos indiretos. Suas empresas contribuíram para transformar o Brasil de importador a exportador de tecnologia e equipamentos no setor de extração de óleos vegetais e armazenamento de grãos firmando a marca como referência mundial.

O reconhecimento profissional de Ary Pocay pode ser constatado pelos seus diversos títulos, homenagens e condecorações, das quais destacam-se:

  • “Medalha de Ouro à Exportação do Brasil” – em 1981, pela Cacex – Sud América – São Paulo;
  • Biografia publicada no livro “Curso de Ciências Sociais”, em 1986, pelo Centro de Estudos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil;
  • “The American Oil Chemist’s Society” em 1986, pela Sociedade Americana dos Químicos de Óleo, nos Estados Unidos; E.B./Donizete;
  • 8º Troféu Internacional de Tecnologia, em 1987, em Frankfurt – Alemanha;
  • “Destaque 5 Estrelas – Empresário do Ano”, em 1988;
  • Troféu Gente Humana – Medalha de Mérito Empresarial, em 1988, promovido pelo Centro de Estudos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil;
  • “Prêmio à Qualidade”, em 1991, pela Sub América – São Paulo;
  • Título “Prata da Casa do Grêmio Recreativo de Ourinhos”, em 1995;
  • “Soberana Ordem Dom Pedro I”, em 1996, pelo Centro de Estudos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil;
  • “Gran Cruz Visconde de Mauá”, em 1997, pelo Centro de Estudos de Ciências Jurídicas e Sociais do Brasil;
  • “Cruz do Mérito Cívico e Cultural”, em 2000, pelo Instituto Biográfico do Brasil – IBB;
  • “Colar José Bonifácio de Andrade e Silva”, em 2001, pelo Instituto Biográfico do Brasil – IBB;
  • “Medalha Visconde de Mauá”, em 2003, pelo Instituto Biográfico do Brasil – IBB;
  • “Medalha Marechal Deodoro da Fonseca”, em 2003, pelo Instituto Biográfico do Brasil – IBB;
  • “Cavaleiro  de São Paulo, em 2004 no “São Paulo 450 anos: Sua História e seus Monumentos, Destaques e Personalidades”, promovido pelo Instituto Biográfico do Brasil – IBB;
  • Biografia publicada no livro “São Paulo 450 anos: Sua História e seus Monumentos, Destaques e Personalidades”, promovido pelo Instituto Biográfico do Brasil – IBB – em 2004;
  • “Prêmio Top de Agronegócio”, em 2004, pelo Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade – IQ;
  • “Prêmio Top Businnes”, em 2005, pela Montreal Eventos – Rio Grande do Sul;
  • “The Bizz Awards – World Confederations of Businesses”, em 2006, nos Estados Unidos.

 

As invenções e inovações de Ary Pocay tiveram grande importância para o agronegócio brasileiro, viabilizando a agregação de valores na cadeia produtiva de grãos e oleaginosas, levando a implantação de novas empresas industriais e o fortalecimento de cooperativas agrícolas no território nacional.

Como cidadão Ourinhense por título concedido pela Câmara Municipal, era uma grande liderança e benemérito, sempre contribuindo e incentivando as iniciativas de interesse social, cultural e político de Ourinhos e região. Ary Pocay faleceu em 09 de setembro de 2014.

Em sua homenagem foi publicado o livro “Ary Pocay – O homem que moveu a montanha” escrito por Carlito Cunha.

Galeria de Fotos: