Aroldo Bosan – Rua

Bairro:

Residencial Ville de France

Data:

12/04/2012

Valor:

Documento: 5.774 lei

Mapa de Localização:

Dados Técnicos:

Nome Atual:
Aroldo Bosan – Rua
Bairro
Residencial Ville de France
Documento
5.774 lei
Data: 12/04/2012
Iniciativa: Frednês Corrêa Leite

Homenageado(a):

Nome:
Aroldo Bosan
Data de Nascimento: 04/03/1932
Local de Nascimento: Lençóis Paulista-SP
Profissão: Atleta

Histórico:

Aroldo Bosan nasceu em 4 de março de 1932 em Lençóis Paulista-SP. Filho de Antônio Bosan e Ângela Bosan Ramponi, era casado com Dulce Bittencourt Bosan, desde 20 de setembro de 1958. Viveram juntos por 51 anos, tiveram 3 filhos: Deise Bittencourt Bosan, Fábio Antônio Bosan e Aroldo Bosan Júnior.

Aroldo foi atleta na modalidade de Halterofilismo nos anos de 1950 e 1953, sendo que em 1953 foi Campeão Paulista de Halterofilismo, em campeonato realizado em Santos/SP, pela Federação Paulista de Ginástica e Halterofilismo – FPGH.

Levantou 440Kg na primeira tentativa, não levantando mais por pura opção. Quando chegou em Ourinhos levantou 500Kg, marca esta não registrada. Foi agraciado com Moção nº 1.286/2008, pela Câmara Municipal de Ourinhos.

Após este campeonato, parou com esta atividade, quando passou a praticar vôlei, basquete, futebol de campo, todos amadores a nível municipal, com vários títulos de campeão. Já na terceira idade participou de futebol society de salão e jogou com os funcionários do Fórum local na AFOEL, até os 73 anos.

Não era fumante, tinha a alimentação balanceada e tomava muito leite. Vale dizer que em tudo que praticava no esporte ou no trabalho fazia com muito amor e carinho. No futebol era defesa, com apelido de “Bakanbauer”. Nunca brigou ou foi expulso. Reconhecia suas faltas sem reclamar. No trabalho, por ser inteligente e criativo, seu apelido era “Engenheiro”.

Foi um marido leal e um pai presente, jogava futebol com seus dois filhos e depois seu neto. Vale dizer que o Juiz da 1ª Vara de Ourinhos, Dr. Eurico, o admirava muito.

Ser campeão numa modalidade que exige muita técnica, que não teve técnico, que foi para Santos de trem até São Paulo, onde fez baldeação para outro trem, viajou uma noite inteira e quase um dia. O trem era de lenha e uma fagulha do carvão entrou em seu olho, e mesmo assim, participou no mesmo dia da chegada, com o olho inchado e vermelho, e conquistou o primeiro lugar. É uma honra para Ourinhos, quando o atletismo não era valorizado, tanto que não teve homenagem nenhuma, ficando no esquecimento por 56 anos. Foi o primeiro atleta de Ourinhos a ganhar uma medalha de ouro a nível estadual, sempre com seus recursos próprios, pois naquela época não tinha o amparo que os atletas de hoje tem.

Assim foi Aroldo Bosan, um orgulho para os filhos e munícipes de Ourinhos, por ter sido o primeiro atleta de Ourinhos a trazer para a nossa cidade uma medalha de ouro a nível estadual.

Galeria de Fotos: