Múcio Correa da Silva – Avenida Vereador
Bairro:
Santa Fé- Santos Dumont
Data:
13/11/2012
Valor:
Documento: 5.864 lei
Mapa de Localização:
Dados Técnicos:
Nome Atual: | Múcio Correa da Silva – Avenida Vereador |
Bairro | Santa Fé- Santos Dumont |
Documento | 5.864 lei |
Data: | 13/11/2012 |
Iniciativa: | Salim Mattar |
Homenageado(a):
Nome: | Múcio Correia da Silva |
Data de Nascimento: | 1929 |
Local de Nascimento: | Jacaraci-BA |
Profissão: | Ferroviário e Vereador |
Histórico:
Múcio nasceu em Jacaraci (BA), em 1929, filho de Marieta de Oliveira Viana e Silva e Dr. Américo Correia da Silva, onde viveu até os 17 anos de idade.
Após o falecimento de seu pai, foi para Ourinhos com sua mãe e seus irmãos iniciar uma nova vida. Chegando em Ourinhos em 1947 fixou residência na Vila Margarida, na Rua Jorge Tibiriçá nº 253, onde residiu até a data do seu falecimento, e logo começou a trabalhar na Rede Ferroviária Federal, no mais humilde cargo até chegar à chefia do escritório.
Em 1955 casou-se com a Sra. Therezinha de Jesus Lima e Silva, com quem teve três filhos: Demerval Lima e Silva, Maria de Fátima Lima e Silva e Márcio Antônio Lima e Silva.
Como ferroviário, participou ativamente na defesa das causas dos trabalhadores, sendo por vários anos presidente da Comissão de Prevenção de Acidentes. Atuou também como Secretário da União dos Ferroviários do Brasil, aposentando-se depois de 30 anos de dedicados serviços àquela empresa.
Foi vereador em Ourinhos desde 1964, quando esta função legislativa ainda não era remunerada, lutando em defesa do povo ourinhense. No decorrer de seis legislaturas, entre o período de 1964 a 2000, foram 36 anos de dedicação aos ourinhenses, foi autor de grande número de proposições junto à Câmara Municipal, sempre atuante, dinâmico e com frequência esmerada, não faltando um dia sequer às sessões, posicionando-se sempre a favor da moral e do interesse do povo e, dedicando carinho especial aos funcionários públicos municipais.
Foi presidente da Comissão de Obras da Paróquia São Pio X, da Vila Margarida, presidente da Comissão de Assuntos Relevantes em 1986 e presidente do Partido da Frente Liberal em Ourinhos.
Destaca-se algumas de suas atuações:
- Melhorias, como redes de esgoto, água encanada, iluminação pública e pavimentação por todos os bairros da cidade (melhorias que em 1964 eram raras).
- Requerimentos para instalação de postos de saúde, praças, pré-escolas, escolas de 2º grau, faculdades, telefones públicos, semáforos (segurança no trânsito) e policiamento das vias públicas.
- Trabalho intenso junto à diretoria da COHAB no Rio de Janeiro, para conseguir o que é hoje uma realidade, o tão sonhado Núcleo Habitacional Padre Eduardo Murante (COHAB da Vila Odilon), que abriu as portas para a criação de outros conjuntos habitacionais aqui existentes, como os Conjuntos da Vila Brasil, Jardim Anchieta, Parque Pacheco Chaves, Orlando Quagliato e outros.
- Em 1986, foram vários e insistentes pedidos para a instalação de antenas de captação de imagens de televisão em nossa cidade, dentre elas a Rede Bandeirantes, TVS (hoje SBT), TV Cultura, atingindo seu objetivo e nos trazendo melhorias nesta área. Após alguns anos de insistência, conseguiu com a colaboração de colegas vereadores e da população, trazer, em maio de 1997, a tão esperada e respeitada Rede Vida de Televisão.
- O Centro Social Urbano (CSU), também foi uma das suas inúmeras dedicações para a sua construção, hoje utilizado por uma grande população e um centro de lazer muito frequentado pelo grupo da terceira idade.
- O Banco do Povo hoje aqui em Ourinhos instalado também foi um dos seus pedidos, para atender o pequeno empresário.
- Participação ativamente na defesa dos funcionários municipais, quando das reformas administrativas levadas a efeito pelos prefeitos de então, desde o primeiro plano de carreira e primeiro Estatuto, elaborado pelo Prefeito Domingos Camerlingo Caló, onde apresentou várias emendas a favor dos servidores.
Múcio sempre atendeu a população em geral, principalmente os munícipes mais carentes, ora fazendo um simples requerimento para pedir uma ambulância, papéis para aposentadoria, pensão alimentícia, outras vezes com problemas até quase impossíveis de solucionar, oferecendo sua dedicada atenção, e persistindo nas solicitações junto aos órgãos competentes até sua realização. Atendia ao povo em sua casa sem qualquer restrição de hora ou lugar. Até mesmo em seu horário de almoço ao chegar a sua residência, sempre tinha algumas pessoas à sua espera.
Esteve presente em todos os eventos de nossa cidade, ora representando a Câmara Municipal, ora representando a Folha de Ourinhos, onde foi colaborador, sempre em nome do povo ourinhense.
Bem disposto, às vésperas do Natal de 2000, teve que submeter-se a uma cirurgia para a retirada da vesícula, deixando um sentimento de angústia e aflição entre seus familiares e amigos. Mas com enorme força de vontade seu restabelecimento foi muito rápido, voltando às suas atividades normais em tempo recorde.
Múcio foi um homem de grande valor, como pessoa, irmão, pai, avô e amigo de todos, sem restrições, sendo motivo de muito orgulho, principalmente para sua esposa Therezinha, seus filhos Demerval, Fátima, Márcio, suas noras Rosângela e Adriana, seu genro Sidney e seus netos Daniel, Thiago, Danilo, João Paulo, Roberta e Pedro.
Seu passamento foi sem qualquer dúvida motivo de muita tristeza para todos que tiveram a oportunidade de com ele conviver, levando consigo parcela significativa da história de Ourinhos, história essa que será marcada de forma indelével pelas suas atitudes em favor da população.
Cabe lembrar uma de suas frases preferidas no uso da Tribuna da Edilidade Ourinhense, quando não havia possibilidade de convencimento da parte com a qual debatia, quando afirmava ao oponente:
“Vossa Excelência não quer que o cabrito morra nem que a onça passe fome”.